Roupa a secar no Porto

Lavagem Yin-Yang

Roupas Pretas

São básicas e estão sempre presentes no guarda-roupa. Mas na hora de lavar, como fazer para que as peças não desbotem rápidamente?

São roupas que exigem atenção redobrada na lavagem e, para evitar estragos, é preciso conhecer alguns segredos.

  • check
    Para que não percam a cor, não as deixe de molho. Quanto menos expostas ao sabão e ao sol, maior será a sua durabilidade
  • check
    É preciso ter cuidado com manchas esbranquiçadas que aparecem por causa do excesso de sabão e de amaciador; use moderadamente esses produtos. Se as peças ficarem manchadas, antes de lavá-las novamente, experimente escová-las. Muitas vezes são apenas resíduos de lavagem que saem facilmente com uma boa escovadela
  • check
    Evite a máquina de lavar se quiser manter a roupa preta. O atrito da máquina de lavar tira o pigmento da peça e pode provocar borbotos. Tente lavar a roupa preta à mão, usando sabão neutro e sempre com outras roupas escuras. Deixe secar à sombra
  • check
    Outro truque para a roupa preta não desbotar é acrescentar um pouco de sal ou vinagre durante a lavagem e enxaguar. Pode parecer estranho fazer uma “salada de roupa”, mas funciona. Existem produtos especiais para manter a cor, mas o vinagre ou o sal estão disponíveis em qualquer cozinha

Roupas Brancas

Dissolva o sabão e o amaciador em água antes de lavar a peça. Enxaguar bem, pois restos de sabão podem estragar a roupa. Lembre-se de colocá-las a secar à sombra, do avesso. O sabão de coco em pedra também é uma excelente opção para lavar roupas brancas. Molhe a peça, lave com o sabão de coco em pedra, esfregando levemente o colarinho, a gola e as partes onde haja mais sujidade; deixe de molho e enxague normalmente.

Sem manchas

Se manchar, não tente remover com branqueador de cloro ou lixivia. Eles podem piorar a situação. Além de amarelar e manchar a roupa, eles enfraquecem as fibras dos tecidos comprometendo a durabilidade destes. Existem alguns produtos no mercado conhecidos como branqueadores sem cloro, o mais conhecido é o Vanish que tem opção para roupas brancas e coloridas. A grande vantagem destes branqueadores é que eles não amarelam a roupa como as opções com cloro e podem ser usados antes e durante a lavagem, dependendo da resistência das manchas.

Manchas de sangue podem ser retiradas de tecidos brancos utilizando água oxigenada 10 volumes em cima da mancha.

Molho?

Sabão em pó, álcool e água são a mistura ideal de molho para clarear as peças. Também consegue-se clarear roupa branca de algodão passando sabão de glicerina e fervendo com um pouco de água. Lembre-se de enxaguar bem para retirar todo o resíduo de sabão da roupa. Para tirar o amarelado das roupas de algodão ferva as peças de roupa com pedaços de limão.

No armário, roupas brancas, requerem cuidados especiais, por isso não guarde a roupa em sacos plásticos, pois eles impedem que o tecido respire, causando mofo e atraindo traças.

O melhor será guardar em sacos de TNT, tecido ou papel, de preferência azul claro, porque essa cor mantém o branco por mais tempo.

Além disso, o papel azul é uma opção para tirar manchas de nódoas das peças, para isso deixe a peça enrolada neste papel durante alguns meses até a mancha desaparecer.