Alguns não abrem mão da versão em pó, outros apostam que as versões líquidas rendem mais... Faça como fizer, tenha cuidado na escolha do produto certo.
Sabões
O sabão é na verdade uma mistura de bases alcalinas e gorduras, que se degrada bem nos sistemas de esgoto da cidade, não prejudicando o meio ambiente e é biodegradável. A sua eficácia é mais recomendada na lavagem de roupas à mão, onde é bastante recomendado o sabão de coco. Já na máquina de lavar, o sabão em pó é o mais recomendado.
Detergentes
Os detergentes são produtos sintéticos, derivados de petróleo e outros materiais não gordurosos. Eles são menos afetados do que o sabão e têm excelente poder de limpeza. Os detergentes contêm um agente umedecedor que desprende a sujidade e facilita a lavagem.
Amaciadores
Se você usa máquina de lavar, seu uso é imprescindível. Os amaciantes de roupas adicionam suavidade e maciez, reduzem a eletricidade estática e ajudam a diminuir o “borboto” que se formam nas peças.
Branqueadores
O branqueador trabalha junto com o detergente ou com o sabão para remover manchas e sujidade, deixar mais brancas as peças brancas e tornar as cores de alguns tecidos mais vivas. Ele também funciona como desinfetante suave. Os dois tipos básicos de branqueadores são o cloro e o oxigênio. O branqueador líquido comum à base de cloro é o mais eficaz e o menos caro (lixívia), mas não pode ser utilizado em todos os tipos de tecidos. O branqueador à base de oxigênio é seguro para todos os tipos de tecidos laváveis, fibras com acabamento resinado e para a maioria dos tecidos coloridos laváveis.